Então galera, mais uma logo, agora do nosso aluno Muriel, da turma de Design Gráfico. Conseguindo misturar as cores...
Curso de Design Gráfico Intermediário
Descrição
OBJETIVO
O Curso de Design Gráfico tem como objetivo formar profissionais capacitados a trabalhar unindo o conhecimento de programas voltados para a criação e manipulação de imagens, vetores, layouts, blogs e sites, visando o desenvolvimento tanto de matérias gráficos impressos, quanto voltados para web, como logotipos, cartões de visita, banners, outdoors, folders, flyers, posts, revistas, livros e jornais, seguindo técnicas especificas, para atender às expectativas de mercado. Poderá atuar de forma autônoma e/ou em empresas de diferentes segmentos.
PRÉ- REQUISITOS
O curso de Design Gráfico exige sólidos conhecimentos do sistema operacional Windows e conceitos de internet.
PÚBLICO ALVO
O Curso de Design Gráfico tem como público pessoas que amam trabalhar com imagem e que gostam de expandir sua criatividade por meio delas, seja na plataforma que se sentir mais confortável. Para poder fazer este curso o candidato apenas precisa ter noção do Sistema Operacional Windows e suas funções assim como recursos de internet.
DURAÇÃO
12 meses (115 horas).
A PROFISSÃO
Como Designer Gráfico, o profissional terá oportunidades diárias de desenvolver a criatividade, com inovações, montando suas peças seja para a mídia que escolher. O Designer profissional poderá criar e gerenciar projetos gráficos para internet, mídia impressa, cinema, agências de publicidade e comunicação. Ele projeta Marcas, identidade visual, jogos, livros, sites, logos, revistas, catálogos e etc.
MERCADO DE TRABALHO
Para os alunos que se formarem no Curso de Design Gráfico, o mercado de trabalho é tão extenso quanto as capacidades do profissional, podendo agir em empresas de Educação, Indústria, Editoras, Agências de Publicidade, Agências de Design, Empresas de Jogos e Vídeos. O avanço da tecnologia forçou as empresas antigas e novas migrarem para o modelo de trabalho Online, onde os Designers Gráficos também tem uma grande participação, criando layout de sites, propagandas e dezenas de imagens para várias plataformas.
REMUNERAÇÃO
A remuneração para Designer Gráfico, pode variar dependendo da empresa que o profissional se vincular, seja ela pequena, média ou de grande porte. Segundo os dados disponibilizados pelo Sine o salário pode variar entre R$1.717,00 para um trainee em começo de carreira em uma empresa pequena, e R$4.326,00 para um profissional nível master em uma grande empresa. Esses valores se tratam de média, portanto podem sofrer alterações dependendo do plano de carreira da empresa ou contrato com o profissional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 115 horas
Durante o Curso de Design Gráfico serão estudados os seguintes temas divididos por módulos:
MÓDULO 1 – Design artístico – Edição e montagem de imagens – 16 horas
-
Criações:
- Poster de Filme;
- Montagem surreal;
- Montagem Zumbi;
- Dark Art texture;
- Montagem anomalística.
-
Conceitos e técnicas:
- Quando utilizar ferramentas para edição e montagem de imagens como o Photoshop ou Corel PHOTO-PAINT;
- Áreas de atuação para profissionais que dominam estes programas;
- Forma de organização e estrutura da área de trabalho;
- Trabalhando com camadas;
- Tipos de Pincéis;
- Transição entre imagens;
- Efeito neblina;
- Equilibrando tons de imagens diferentes;
- Uso correto da exposição;
- Vitalidade da imagem;
- Inversão de tons com matiz;
- Equilíbrio de cores;
- Criando imagem preto e branco com apenas um clique;
- Brincando com tons de cinza;
- Direcionando todos os tons para uma cor só com filtros e misturador de canais;
- Trabalhando com formas;
- Trabalhando com textos;
- Conta gotas;
- Varinha mágica;
- Trabalhando com seleções;
- Redimensionando imagens;
- Rotação de imagens;
- Quando e como usar distorção.
MÓDULO 2 – Design artístico – Tratamento de imagens e efeitos – 16 horas
-
Criações:
- Paisagens tratadas;
- Cartão postal;
- Rosto tratado e rejuvenescido;
- Emagrecimento;
- Caricaturas;
-
Conceitos e técnicas:
- Quando utilizar ferramentas para tratamento de imagens como Lightroom ou Photoshop;
- Áreas de atuação para profissionais que dominam estes programas;
- O que são Bitmaps;
- Forma de organização e estrutura da área de trabalho;
- Revelação;
- Barra de seleção rápida de arquivos;
- Tratamentos prontos para usar;
- Histórico de modificações;
- Barra de tratamento;
- Histograma;
- Barra de ferramentas;
- Opções de tratamento;
- Tratamentos principais;
- Curva de tons – Tratamento rápido e impactante;
- HSL/COR – Tratamentos direcionados a cores específicas;
- Trabalhando com imagens em preto e branco;
- Tonalização dividida entre sombras e realces;
- Evidenciando ou suavizando detalhes nas imagens;
- Efeitos;
- Tipos de vinheta;
- Tipos de granulado;
- Correções de lente;
- Barras ocultáveis;
- Biblioteca;
- Publicação automática em redes sociais;
- Filtros para localização e organização de imagens;
- Livro de imagens;
- Inserindo legendas/textos;
- Layout das páginas;
- Apresentação das imagens;
- Marca nas imagens;
- Plano de fundo;
- Margem e sombra nos slides;
- Opções de impressão;
- Galerias para web;
- Trabalhando com mais de uma ferramenta de tratamento de imagens;
- Ferramenta “esparadrapo”;
- Corrigindo imperfeições faciais;
- Uso correto do desfoque gaussiano para rejuvenescimento facial;
- Subexposição para rejuvenescimento facial;
- Superexposição para rejuvenescimento facial;
- Esponja para focalização de áreas;
- Brilho e Contraste;
- Ajuste rápido de curvas;
- Níveis de luminosidade.
- Instalação de estilos;
- Estilos predefinidos;
- Criação de estilos;
- Aplicação dos estilos
- Galeria de filtros;
- Dissolver.
MÓDULO 3 – Design gráfico – Ferramentas de criação – 16 horas
-
Criações:
- Ícones Flat;
- Ícones em 3D;
- iPhone realista colorido;
- Televisão realista;
- Vetorização de personagens animados;
- Logo mexida – Prática para descontração.
-
Conceitos e técnicas:
- O que é design;
- O que um designer gráfico faz;
- O que são vetores;
- Quando utilizar ferramentas para edição de vetores como o CorelDRAW ou Ilustrator;
- Áreas de atuação para profissionais que dominam estes programas;
- Forma de organização e estrutura da área de trabalho;
- Tipos de elementos (formas, linhas, textos e imagens);
- Tipos de formas;
- Quadrado com cantos arredondados;
- Tipos de linhas;
- Caixas de texto;
- Inserção de imagens;
- Tipos de preenchimentos;
- Tipos de transparências;
- Tipos de sombras;
- Alinhamento vertical e horizontal;
- Rotação de elementos;
- Espelhamento de elementos;
- Cópia rápida de elementos;
- Soldar, aparar e Intersecção;
- Melhores sites para downloads de fontes;
- Localização, download e instalação de fonte;
- Rastreio (transformação de imagem em vetor);
- Clip art;
- Camadas sobre imagens;
- Download e importação de vetores;
- Ferramenta de forma;
- Paletas de cores CMYK x RGB – conteúdo sintetizado;
- Tipos de formatos de visualização (PNG, JPG e PDF) – conteúdo sintetizado;
- Exportação.
MÓDULO 4 – Design gráfico – Produção de materiais de divulgação – 24 horas
-
Criações:
- Flyer;
- Panfleto;
- Banner;
- Outdoor;
- Post para redes sociais;
- Imagens de capa e perfil para redes sociais.
-
Conceitos e técnicas:
- Diferença e aplicação de flyer, folder, banner e Outdoor;
- Busca de referências – conteúdo sintetizado;
- Chamadas;
- Slogans;
- Descrição;
- Dados institucionais;
- Formas simples;
- Quando usar quadrados com cantos arredondados;
- Largura e tipo de contorno indicado;
- Formas complexas através de corte, solda e intersecção;
- Fontes mais indicadas para cada perfil de pessoa;
- Localização, download e instalação de fonte;
- Alteração de formas e fontes com ferramenta de forma;
- Preenchimento gradiente;
- Transparência gradiente;
- Sombra esfumada e fixa;
- Alinhamento lateral, ao topo e à base;
- Rastreio (transformação de imagem em vetor);
- Camadas sobre imagens;
- Ferramenta de forma;
- Plano de fundo;
- Integração de imagens de formas com imagens;
- Estilo de arte – conteúdo sintetizado;
- Combinação de cores – conteúdo sintetizado.
MÓDULO 5 – Design gráfico – Logotipo e identidade visual – 16 horas
-
Criações:
- Folder;
- Envelope personalizado;
- Papel timbrado;
- Cartão de visita;
- Logotipos.
-
Conceitos e técnicas:
- Busca de referências;
- Estruturas de folders;
- Chamadas;
- Títulos e descrição;
- Dados institucionais;
- Melhor forma para escolha de fontes;
- Modificando a fonte com cortes e ferramenta de forma;
- Formas simples;
- Formas complexas através de corte, solda e intersecção.
- Alteração de formas e fontes com ferramenta de forma;
- Simulação de sombra fixa;
- Plano de fundo;
- Camadas sobre imagens;
- Preenchimentos e contornos;
- Conta gotas;
- O que é uma logo;
- Objetivos de uma logo;
- Semiótica a linguagem que não se fala (sintetizado);
- Poder de uma logo;
- Definição básica de briefing;
- Busca de referências;
- O que as fontes dizem;
- Busca e instalação de fontes;
- Busca, download e inserção de ícones (em PNG);
- Conversão de imagem para vetor (rastreio);
- Alteração de ícone com a ferramenta de forma;
- Alterações através de corte, solda e intersecção
- Criação de box através de formas simples;
- Alteração do box através de corte, solda e intersecção;
- Alteração do box com a ferramenta de forma;
- Inserção de elementos adicionais;
- Alinhamentos;
- O que as cores falam (sintetizado);
- Combinação de cores (sintetizado).
MÓDULOS 6 – Mercado de trabalho – 8 horas
-
Criações:
- Portfólio online;
- Apresentação de arte em Mockup;
- Briefing;
- Proposta.
-
Conceitos e técnicas:
- Como atrair clientes;
- Vantagens do portifólio online;
- Vantagens da apresentação com Mockup;
- Criação de Mockup com software de edição;
- Proatividade conceitual relacionada aos objetivos da arte e identidade visual do cliente;
- O que é briefing;
- Técnicas de formulação de questionamentos aplicados no briefing;
- Criação de documento profissional;
- Organização de elementos em uma proposta;
- Técnicas de negociação e envolvimento;
- Inserção de tópicos de prevenção ao designer na proposta;
- Como cobrar caro;
- Fluxo de trabalho.
ATIVIDADES EXTRAS – 19 horas
CONVÊNIOS
Escolha o seu!
VANTAGENS AVAÍ
|
ORSEGUPS
|
SINDITAXI
|
CONFIDENTS
|
FLEX CONTACT CENTER
|
CERTIFICAÇÃO
Os Cursos Livres (após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico) caracterizam-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.
A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade.
A SEMATEC SOLUÇÕES age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional, de acordo com a Constituição Federal em seu artigo 205, que prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade, defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.
São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.
O certificado de conclusão tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos que NÃO é um certificado de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.
ESTRUTURA DO CURSO
A Sematec possui uma estrutura montada para atender todas as necessidades dos alunos e dos professores do Curso de Design Gráfico, computadores, programas, laboratórios e material didático próprio para os módulos de estudo.
- Capacidade para 20 alunos mantendo a qualidade e eficiência dos cursos Sematec Soluções.
- Ambiente climatizado
- Telão Digital
TRABALHOS DOS ALUNOS
Avaliações
Não há avaliações ainda.