Cursos em Florianópolis e cursos a distância
Design Grafico Avançado

Curso de Design Avançado

Descrição

OBJETIVO

O Curso de Design Avançado visa elevar o nível de profissionais que trabalham com programas voltados para a criação e manipulação de imagens, vetores e layouts, visando um desenvolvimento aprimorado de materiais gráficos como revistas e jornais, e para web como logotipos, banners e folders,  seguindo técnicas e conceitos modernos voltados para uma publicidade impactante e geradora de resultados. O profissional poderá atuar de forma autônoma e/ou em empresas de diferentes segmentos.

PÚBLICO ALVO

O Curso de Design Avançado destina-se a qualquer pessoa atuante na área de comunicação visual em geral, que tenha interesse de elevar o nível de conhecimento e consequentemente se profissionalizar-se ainda mais.

PRÉ- REQUISITOS

Sólidos conhecimentos do sistema operacional Windows, conceitos de internet, domínio de ferramentas voltadas edição de vetores e tratamento de imagens.  

DURAÇÃO

12 meses (230 horas).

 

EMENTA

O Curso de Design Avançado abordará os seguintes tópicos:

 

MÓDULO 1 – Tipografia

  • Como as fontes influenciam e atraem pessoas;
  • Famílias de fontes;
  • Estilos de fontes;
  • Aplicação correta para fontes serifadas, semi serifadas e sem serifas;
  • Personalização com Kerning e espaçamentos;
  • Contrastes em fontes;
  • Fontes indicadas para logos;
  • Leiturabilidade;
  • Legibilidade;
  • Fontes para textos;
  • Fontes para títulos;
  • Fontes para chamadas;
  • Trabalhando com letras e cores;
  • Fontes modernas;
  • Fontes conservadoras;
  • Cases de sucesso;
  • Dicas para criação de fontes próprias;
  • Dicas para busca e instalação de fontes;
  • Vale a pena comprar uma fonte?
  • Como bibliotecas de fontes pode te poupar tempo.

 

MÓDULO 2 – Estudo das Cores

  • Oque cada cor representa;
  • Como utilizá-la para alcançar influenciar pessoas;
  • Sentimento das cores;
  • Temperatura das cores;
  • Dicas de cores para aplicação moderna;
  • Dicas de cores para aplicação promocional;
  • Dicas de cores para aplicação gastronômica;
  • Dicas de cores para aplicação infantil;
  • Dicas de cores para aplicação jovial;
  • Dicas de cores para aplicação empresarial;
  • Cases de sucesso;
  • Como a cor é formada e como formar cores;
  • Equilíbrio lógico de cores;
  • Harmonia visual;
  • Contraste é a chave;
  • Combinações perfeitas;
  • Cores análogas;
  • Cores monocromáticas;
  • Tríade de cores;
  • Cores complementares;
  • Cores compostas;
  • Sombras sobre cores;
  • Trabalhando com tons de cinza;
  • Dicas para uso correto do degradê;
  • Simulando degradê para resolver problemas de impressão;
  • Entenda sobre RGB, CMYK e Pantone;
  • Como criar paletas pessoais pode te poupar tempo;

 

MÓDULO 3 – Gestalt e Fundamentos do Design

  • Como as leis de Gestalt influenciam o pensamento;
  • Cases de sucesso;
  • Lei da Semelhança;
  • Lei da Proximidade;
  • Lei da Continuidade;
  • Lei da Pregnância;
  • Lei do Fechamento;
  • Lei da Unidade;
  • Utilizando essas leis para alcançar resultados;
  • Psicologia da Gestalt na prática – Figura/Fundo;
  • Dicas para alcançar harmonia visual;
  • Poder dos alinhamentos.

 

MÓDULO 4 – Influência da Arte no Design

  • Como estilos de arte influenciam e criam uma conexão com as pessoas;
  • Compreenda o design moderno utilizado por grandes empresas;
  • Design minimalista, o estilo que atrai gerações;
  • O poder do design flat;
  • Aplicação indicada para o design cartoonizado;
  • Mercado para ilustração;
  • Ilustração no design;
  • Aplicação correta do design realista;
  • Rosto tratado e rejuvenescido;
  • O segredo para montagem de imagens;
  • Integração de fotos com vetores;
  • Como melhorar a legibilidade de textos sobre imagens;
  • Softwares para tratamento;
  • Tratamentos prontos para usar;
  • Tratamentos manuais;
  • Histograma;
  • Utilizando a história da arte para alcançar resultados;
  • Evolução da arte e do design;
  • Oque é design e oque é arte;
  • Como está o mercado para designers;

 

MÓDULO 5 – Semiótica e Técnicas de Fotografia

  • Oque é semiótica;
  • Importância da aplicação correta da semiótica;
  • Como utilizar este conceito para criar trabalhos que alcançam resultados;
  • Como as imagens influenciam as pessoas;
  • Quais elementos para uma foto impressionante;
  • Cases de sucesso;
  • Que tipos de fotos devem ser utilizadas por designers;
  • Compreenda a influência da luz nas imagens;
  • O poder do foco;
  • Fotos HDR para um trabalho impactante;
  • Como expressar ação através de fotos “em movimento”;
  • Como inovar com fotos painting light;
  • Oque torna uma foto de grupo de pessoas interessante;
  • Que tipos de fotos de animais devem ser utilizadas para não “estragar o seu trabalho”;
  • Fotos de paisagens.

 

MÓDULO 6 – Materiais Gráficos (Papelaria)

  • Porque e como a publicidade física gera resultados;
  • Importância de materiais institucionais;
  • Dimensão, aplicação correta e diferenças entre cada tipo de material gráfico;
  • Cases de sucesso;
  • Dicas para criação do cartão de visita;
  • Dicas para criação de flyers;
  • Dicas para criação de panfletos;
  • Dicas para criação de folders;
  • Dicas para criação de banners;
  • Dicas para criação de placas;
  • Dicas para criação de outdoors;
  • Dicas para criação de papeis timbrados;
  • Dicas para criação de envelopes personalizados;
  • Impressão sem sustos;
  • Aplicação correta das paletas de cores;
  • Margem e sangria;
  • Cortes e dobras;
  • Aproveitamento de papel.

 

MÓDULO 7 – Divulgação Web

  • A força da publicidade virtual;
  • Como chamar a atenção mantendo a harmonia visual;
  • Formatos de arquivo e paleta indicada para web;
  • Banners para sites;
  • Posts;
  • Capa para redes sociais;
  • Fotos de perfil.

 

MÓDULO 8 – Identidade Visual

  • Importância da identidade visual para uma empresa/instituição;
  • Cases de sucesso;
  • Cores, formas, fontes e conceitos que podem definir a identidade visual da empresa;
  • Como combinar cores e quantas usar;
  • Como definir o elemento correto para representar a empresa;
  • Quantas famílias de fontes usar e quais escolher para compor uma identidade visual;
  • Semiótica – conceitos interessantes para sintetizar oque a empresa faz, quais seus objetivos e sua postura profissional;
  • Escolhendo elementos adicionais para compor a identidade visual da empresa;
  • Objetivos de um logotipo;
  • Porque paga-se tão bem por uma logo;
  • Logo, logotipo, marca, logomarca, símbolo, ícone, brasão, qual usar, entenda essa confusão;
  • Dicas para criação de logo;
  • Oque é um manual de identidade visual;
  • Importância deste material para a boa utilização da identidade visual;
  • Dicas para criação do manual de identidade visual;

 

MÓDULO 9 – Revista

  • Áreas de atuação para profissionais que criam revistas e ebooks;
  • Software indicado para diagramação;
  • Importância da configuração do documento;
  • Tipos de aplicação – Impressão / Web / Publicação Digital;
  • Indicações para definição de dimensão, colunas, margens, sangria e espaçador;
  • Estrutura de pasta para criação do trabalho;
  • Dicas para planejamento da revista;
  • Trabalhando com imagens em revistas;
  • Porque as imagens ficam estranhas na edição;
  • Imagens “vazadas” ou “sangradas”;
  • Como criar um texto simulado automático;
  • Quando configurar textos;
  • Dicas de alteração de fonte, tamanho, e utilização de itálico e negrito;
  • Dicas para espaçamento entre linhas/palavras/texto;
  • Dicas para cores de texto;
  • Aplicação de box para “desentediar o leitor”;
  • Dicas para títulos e chamadas para a notícia;
  • Importância do lead;
  • Olho – Quebrando o grid de forma cociente;
  • Quando utilizar cabeçalho/cartola e paginação;
  • Replicação rápida de elementos entre páginas;
  • Capa – Objetivo e dicas para criação;
  • Como monetizar uma revista.

 

MÓDULO 10 – Portfólio Online

  • Importância de se ter um portfólio;
  • Vantagens do portfólio online em relação ao físico;
  • Sites indicados para criação do portfólio;
  • Benefícios e malefícios da criação de portfólio através do Facebook;
  • Como usar o portfólio para atrair clientes;
  • Importância das redes sociais para penetração de mercado;
  • Como divulgar seus trabalhos em várias redes sociais de forma rápida;
  • Rede social não é tudo, como criar um site para o seu portfólio de forma intuitiva e descomplicada sem ter que programar;
  • Técnicas de SEO e ergonomia visual – Como atrair clientes através de um site;

 

Projeto Integrador

O projeto consiste na criação da identidade visual do próprio aluno como designer e desenvolvimento de materiais publicitários para se autopromover. De forma prática o conhecimento dos alunos será testado e os resultados incentivarão e contribuirão para que siga nesta área e permaneça acima dos concorrentes.

CERTIFICAÇÃO

Os Cursos Livres (após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico) caracterizam-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade.

SEMATEC SOLUÇÕES age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional, de acordo com a Constituição Federal em seu artigo 205, que prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade, defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

O certificado de conclusão tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos que NÃO é um certificado de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

CONVÊNIOS

Escolha o seu!


VANTAGENS AVAÍ

  • Até 70%  de desconto nos curso Profissionalizantes Presencias;
  • Isenção na taxa de matrícula;
  • Isenção de custos com material didático;

Válido para colaboradores e familiares, e torcedores associados ao Avaí Futebol Clube.


MATRIZ CURRICULAR

MÓDULOS CARGA HORÁRIA
Tipografia 16 horas
Estudo das Cores 16 horas
Gestalt e Fundamentos do Design 16 horas
Influência da Arte no Design 16 horas
Semiótica e Técnicas de Fotografia 8 horas
Materiais Gráficos (Papelaria) 24 horas
Divulgação Web 16 horas
Identidade Visual 16 horas
Revista 16 horas
Portfólio Online 16 horas
Projeto Integrador 32 horas
Atividades Extras 38 horas
Total 230 horas

ESTRUTURA DO CURSO

Sematec tem toda uma estrutura preparada para ajudar os seus alunos a terem a melhor experiência de ensino possível aos alunos de Design Avançado, com professores, material didático exclusivo.

  • Capacidade para 20 alunos mantendo a qualidade e eficiência dos cursos Sematec Soluções.
  • Ambiente climatizado
  • Telão Digital

     

Trabalhos dos Alunos

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Curso de Design Avançado”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRÉ MATRÍCULA

Olá! Preencha seus dados abaixo para garantir a sua vaga que em breve entraremos em contato para te fornecer mais detalhes sobre o curso e confirmar sua reserva.

Nome Completo (obrigatório)

Telefone ou Celular (obrigatório)

Contato Adicional

E-mail

Endereço (obrigatório)

Cidade (obrigatório)

Estado (obrigatório)

Data de Nascimento (obrigatório)


Está estudando? (obrigatório) SimNão


Série/Ano (obrigatório)

Escolaridade (obrigatório)

Escolas/Instituições (uma por linha) (obrigatório)

Cursos e ano de conclusão (um por linha)

Observação


Sematec Soluções - Cursos em Florianópolis e Cursos a Distância

Rua dos Ilhéus, n° 46, sala 201 - Centro, Florianópolis - SC - cep: 88010-560

Sematec Soluções - 2018 - Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?