Dicas de Fotografia: 10 dicas para sua foto com Smartphone ter um UPGRADE

DICAS DE FOTOGRAFIA

Nós da Sematec preparamos 10 dicas de fotografia para você que gosta de fotografar tudo a toda hora, e está sempre com seu smartphone em mãos, fazendo dele uma ferramenta indispensável! Iremos te ajudar a melhorar, e muito, a qualidade de suas fotos.

Então lá vai, as 10 dicas de fotografia para dar um UPGRADE em suas fotos com smartphone:

1. Limpar a lente

A forma correta de se transportar uma máquina fotográfica profissional é dentro de seu estojo ou maleta, principalmente o conjunto de lentes, protegendo de poeira e sujeira.

Pode de parecer bobagem, mas manter a integridade e limpeza do protetor da câmera do smartphone pode fazer muita diferença nas suas fotos, então lembre-se, sempre tenha em mãos um tecido macio, para a limpeza do protetor da lente e mantenha o smartphone protegido com capa.

2. Organize o “cenário”

Saber compor uma cena com elementos coerentes e bem posicionados pode ser o diferencial para uma foto perfeita, transmitindo com clareza sua mensagem.

Tire proveito do contraste entre o elemento foco da cena e os demais, usando um background que destaque o elemento principal, o tornando mais nítido.

3. Luz ambiente

A iluminação tem um papel fundamental na composição de uma boa foto, além de iluminar elementos nos quais se pretende prender a atenção, destacar os detalhes como relevos, volumes, etc, e dar efeitos em suas fotos como brilho e sombras.

O principal tipo de iluminação, é a luz ambiente, sempre opte por esta fonte de iluminação, e na sua falta use uma fonte de luz principal com o auxílio de outras duas secundárias mais fracas, no mínimo.

Procure evitar fontes de luz atrás do objeto, desta forma perderá detalhes e obtendo apenas sua silhueta, a não ser que esta seja sua intenção.

Caso você não possa evitar a luz ambiente vindo de trás do objeto, use o flash, pois esse é o único caso que é recomendado usar o flash da câmera.

4. Explore os modos da “câmera”

Com o crescente uso dos smartphones na fotografia, alguns modelos já vêm com opções e configurações de fábrica para aprimoramentos de imagens e adição de efeitos.

Conheça-os à fundo, explorando possibilidades e testando em diversas ocasiões, diferentes ambientes e iluminação, desenvolvendo e aprimorando um olhar mais profissional.

5. Golden Hour

Afinal, o que é o Golden Hour? O “horário ideal” para fotos!

O horário ideal para fotografar é no intervalo de mais ou menos 1 hora antes do pôr do sol ou depois do alvorecer, conhecido como Golden Hour. Nesse horário, o sol está baixo, ou seja, se obtém uma iluminação mais suave e não tão direta, proporcionando sombras e brilhos interessantes.

6. Múltiplas fotos 

Foi-se a época onde se compravam rolos de filme com 12, 24 ou 36 fotos e era preciso escolher muito bem o momento do clique. Agora os tempo são outros, onde um simples cartão de memória pode armazenar milhares de fotosExplore isso, tire fotos de todos os ângulos, em formato de paisagem ou retrato, com diferentes enquadramentos e posições de câmera.

Com  essa ótima dica de fotografia, você terá muitas opções para escolher a foto que irá usar.

7. Aplicativos

Hoje em dia existem diversos aplicativos exclusivos para quem gosta de tirar fotos pelo celular. O mais popular, o Instagram, oferece recursos bem interessantes que permitem uma edição rápida e a aplicação de vários efeitos. Outros aplicativos permitem ao usuário aplicar molduras, recortar a própria foto, acrescentar ícones divertidos, estampas e tantos outros detalhes.

Então explore, use aplicativo por aplicativo, aprenda, teste e avalie, desta forma você saberá qual se adéqua melhor ao seu estilo e necessidades, proporcionando o melhor resultado.

8. Retratos espontâneos

Diversifique suas fotos, uma boa dica é captar momentos em que as pessoas não percebam que estão sendo fotografadas. Isso também pode ser chamado de fotojornalismo e gera resultados bem espontâneos e interessantes!

9. Praticar, praticar, praticar

Para muitas pessoas essa é uma dica totalmente desnecessária, mas apesar de óbvia, a prática traz experiências únicas, seja tirando fotos de seus pets uma vez por semana, ou do nascer do sol enquanto vai trabalhar, além de aumentar seu portfólio, mas a prática é extremamente necessária.

10. Workshops

E a melhor dica dentre as 10 dicas de fotografia é participar de “Workshops”, onde você terá auxilio de fotógrafos profissionais e também um network, aumentando assim sua rede de contatos. Absorvendo ao máximo dicas, truques e muito mais, conhecimentos que só um network pode proporcionar.

E no dia 23/09 a Sematec estará promovendo um Workshop de Fotografia que poderá aumentar, e muito, a qualidade de suas fotos. Clique aqui para mais informações.

 

Dicas de Fotografia

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Sematec Soluções - Cursos em Florianópolis e Cursos a Distância

Fone :+55 (48)3037-2771 / E-Mail: contato@sematecsolucoes.com.br

R. Felipe Schmidit, n° 315, 10 andar - Centro, Florianópolis - SC - CEP: 88010-903

Sematec Soluções - 2019 - Todos os direitos reservados

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?